Sunday, March 29, 2015

All you can eat

Ora viva.

Como ainda estou a digerir a comida do dia de ontem, e tenho algum tempo livre - que geralmente é usado para preparar refeições - vou escrever um post sobre o tema.

O conceito de jantar all you can eat, está para o português, como praia e  sol estão para o habitante nórdico. A possibilidade de comer até aos limites de armazenamento do nosso corpo é sem dúvida sedutora para o lusitano.
Ontem num jantar com pessoal da empresa, fomos a um restaurante de comida japonesa e grill no centro de Amesterdão. A minha mesa era composta na íntegra por descendentes de Camões ávidos de alimento e bebida.
Para vos dar um ideia do esquema, este consiste em 5 pratos por pessoa, podendo chegar a 6 rondas. O que feitas as contas resulta em 30 pratos (sobremesa à parte).

Geralmente ninguém chega à sexta ronda, mas ontem entramos nesse clube restrito de "enfardadores supremos".
Se ao princípio os pratos chegavam a velocidade reduzida, com o passar da noite e o esvaziamento do restaurante, o serviço acelerou, e a quantidade de travessas apontada à nossa mesa foi crescendo tanto, que a certa altura pareceu-me boa ideia a implementação de uma torre de controlo, para evitar que os empregados chocassem entre si.

Eu temi!!! Pela primeira vez temi comida!!!

Cada bandeja que saía da cozinha, tinha a direcção da nossa mesa. Eu já tinha visto "bombardeamentos" semelhantes nos documentários das grandes guerras mundiais, mas nunca acreditei que iria assistir a algo assim ao vivo.
Eu e os meus companheiros transpirávamos, unidos nessa espartana missão de dar conta de todo e cada um dos pratos que chegava (uma vez que após pedida, a comida que vai para trás é paga)

Os empregados riam-se de nós em tom maléfico.
A certa altura uma empregada aproxima-se da nossa mesa, e eu em desespero de causa, e já com princípios de cobardia pedi misericórdia com um "no,no,no...", ao que ela contrapôs sem qualquer réstia de pena, com um "yes,yes,yes!!!"
Naquele momento eu tive uma visão que se não comesse aquele prato, ela ia puxar-me levar-me para o fundo da sala, e colocar de castigo virado para a parede... Sem computador, sem telemóvel, e sem o meu pião!!!


Mas conseguimos. Só nos sabemos o que passamos mas conseguimos!
Foi um grande jantar, e não me refiro só à quantidade de comida :)




No comments:

Post a Comment