Thursday, April 30, 2015

Koningsdag - O dia do Rei

Koningdag, kings day, ou dia do rei... é "O Feriado" de Amesterdão (Holanda).

Para além de ser um dia em que não se trabalha - o que já por si é bom de quando em vez - realiza-se uma enorme festa por toda a cidade, que enche as ruas de gente e animação, com pontos de diversão dispersos, e um  ambiente de euforia a descontracção.

Ver as ruas repletas de pessoas felizes vestidas em tons de laranja, impressiona! Mesmo para alguém que como eu, cresceu em Celorico de Basto e assistiu a comícios do PSD encabeçados pelo professor Marcelo Rebelo de Sousa.

Este foi o meu primeiro Koningdag em Amesterdão, e fui convidado por uns amigos para um almoço de celebração.
Como comer e  rambóia fazem parte da minha lista de actividades favoritas, não me fiz rogado, e à hora marcada peguei na bicicleta e lá fui com um amigo percorrendo parte do centro de Amesterdão, vendo a festa que já acontecia na rua, e desviando-me de algumas pessoas que - certamente - abanadas pelo vento, não conseguiam caminhar em linha recta...

Bom, o almoço era digno da monarquia, não tivéssemos um chef com mais estrelas michelin que a ursa maior...


A selecção de pessoas - que divergiam na nacionalidade, e convergiam no gosto para festa - estava fantástica.

Um almoço divertido em que falamos de tudo o que sinceramente não importa a ninguém, e debatemos aqueles temas, que porventura se ficassem guardados numa gaveta também ninguém dava pela falta deles, mas foi divertido. Muito divertido.


Com a pança a rebentar pelas costuras, fomos percorrer as ruas de Amesterdão, socializar, brincar... Deambular pela cidade parando em alguns pontos de festa, e beber umas cervejas (que de vez em quando também sabe bem). No fundo descontrair.








Consegui arranjar companhia e ainda fomos passear na roda gigante, e tivemos o momento radical do dia, com a queda livre da torre. Brutal!



Ainda usei a minha faceta de encantador de cavalos,e "desencantador" de polícias


No final do dia, e já com poucos resistentes, voltei a casa do Gonçalo para comer as sobras do almoço, e relaxar um pouco
Depois foi fazer a viagem de 13kms para casa novamente de bicicleta com o Mário. Talvez por estar muito escuro fizemos um percurso extremamente alternativo, que incluiu a passagem numa estação de metro fechada ao público eheheh :)
Mas lá chegamos a casa, sãos e salvos.

Foi um grande dia de festa.

A todos os que fizeram parte dele.

Obrigado
Dankjewel
Thank you
Gracias
Dziękuję

No comments:

Post a Comment